lucre mais

Quer almentar o seu ganho??

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Termômetro e auferidor de pressão

CIÊNCIAS
EIXO
2 – SER HUMANO E SAÚDE
CAPACIDADE
2.15 Reconhecer o termômetro,o aferidor de pressão como instrumentos utilizados para cuidar da saúde.

CONTEUDO

 Instrumentos para os cuidados com a saúde.


TERMÔMETRO
O termômetro é um aparelho utilizado para medir a temperatura corporal.Existem diferentes tipos de termômetros no mercado, e o modo de uso depende do tipo escolhido pelo indivíduo.
Os principais tipos de Termômetros:
  •  Termômetro de Mercúrio: É preciso colocar o aparelho em contato com a pele, de preferência nas axilas, e esperar alguns minutos (aproximadamente 4) para fazer a medição da temperatura.

  • Termômetro digital: O termômetro digital utiliza sensores eletrônicos para registrar a temperatura do corpo. Ele pode ser usado na boca e nas axilas.


  • Termômetro de Cristal líquido
    : Para utilizá-lo basta colocá-lo em contato com a pele que dependendo da temperatura, a substância presente dentro dele muda de cor.


É indicado fazer uso do termômetro todas as vezes que houver a suspeita de febres e após fazer uso de antitérmicos. Porém ao medir a temperatura deve-se evitar tocar na extremidade inferior do termômetro (bulbo), pois pode influenciar na temperatura.
MEDIDOR DE PRESÃO ARTERIAL
.
medidor de pressão arterial serve para que pacientes com hipertensão, bem como pessoas interessadas em um autocuidado tenham o controle de sua saúde.


Há dois números na leitura de uma pressão sangüínea: sistólica ediastólica. Por exemplo, uma leitura comum pode ser 120/80. Quando o médico coloca o aparelho no seu braço e o bombeia, o que está fazendo é cortar o fluxo de sangue com a pressão exercida pelo aparelho. À medida que a pressão é liberada no aparelho, o sangue começa a fluir novamente e o médico pode ouvir o fluxo no estetoscópio. O número em que o sangue começa a fluir (120) é a medida da pressão máxima de saída do coração (leitura sistólica). O médico continua a liberar a pressão no aparelho e a ouvir, até que não haja mais nenhum som. Esse número (80) indica a pressão no sistema quando o coração está relaxado (leitura diastólica).




ATIVIDADE



  1. O que é um  termômetro?
  2. Você já usou o termômetro? Se  você já usou, qual foi o tipo de termômetro?
  3. Qual dos tipos de termômetro você acha mais fácil manusear?
  4. Para que serve o medidor de pressão?
  5. Você já usou o aferidor de pressão?
  6. O uso do termômetro e do medidor de pressão são importantes para nossa saúde?









Nenhum comentário:

Postar um comentário