LÍNGUA PORTUGUESA
EIXO
Compreensão e
valorização da Cultura escrita
Oralidade
CAPACIDADE
1.3 - Conhecer os usos e
funções sociais da escrita.
1.4 Desenvolver
capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar.
5.5 Realizar, com
pertinência, tarefas cujo desenvolvimento dependa da escuta atenta e
compreensão
CONTEÚDO
Reconhecimento e classificação, pelo formato, dos diversos suportes da escrita,
tais como livros, revistas, jornais, folhetos.
Reconhecimento de como se leem histórias em quadrinho, tirinhas, livros
literários (capa, contracapa, orelhas), jornais (primeira página, cadernos,
seções), revistas (índices por tema ou por seção), textos de opinião, notícias,
propagandas, classificados, entre outros
-Participação, como
ouvinte, de eventos como teatro, palestras, contação de histórias, encenações,
exposição de trabalhos, audição de música, júri simulado, jornal falado e
outros, com escuta atenta e compreensão.
-Apresentação de
considerações críticas mediante esquema orientador.
METODOLOGIA
Levar para a sala de
aula jornais, revistas e folhetos.
Mostrar aos alunos
porque eles são chamados de suporte da escrita
Fazer com que eles
percebam que cada suporte possui uma finalidade diferenciada
Mostrar aos alunos
que cada suporte tem uma maneira diferente de se ler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário