lucre mais

Quer almentar o seu ganho??

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Soros curadores

CIÊNCIAS
EIXO
2 – Ser Humano e Saúde
CAPACIDADE
2.14 Identificar o uso de soros como medidas curativas de acidentes (antiofídico, antiescorpiônico)

CONTEÚDO

 Soros curadores


SOROS CURADORES

Os soros são utilizados para tratar intoxicações provocadas pelo veneno de animais peçonhentos ou por toxinas de agentes infecciosos, como os causadores da difteria, botulismo e tétano. Os mais conhecidos soros são os antiofídicos, que neutralizam os efeitos tóxicos do veneno de animais peçonhentos, por exemplo, cobras e aranhas e o soro antiescorpiônico é indicado para os casos de acidente por picada de escorpião.
Quando uma pessoa é picada por um animal peçonhento, o soro antiofídico é o único tratamento eficaz. A vítima deve ser levada ao serviço de saúde mais próximo, onde receberá o auxílio adequado. Para cada tipo de veneno há um soro específico, por isso é importante identificar o animal agressor e se
 possível levá-lo, mesmo morto, para facilitar o diagnóstico.
A produção do soro é feita geralmente através da hiperimunização de cavalos. No caso do soro antiofídico, é extraído o veneno do animal peçonhento e inoculado em um cavalo para que seu organismo produza os anticorpos específicos para aquele veneno. Esse animal é o mais indicado para a atividade pelo o seu grande porte, o que favorece a fabricação de um grande volume de sangue rico em anticorpos.
Biologia Enem
Após a formação dos anticorpos, são retirados em torno de 15 litros de sangue do animal. A parte líquida do sangue, o plasma, rico em anticorpos passa por alguns processos de purificação e testes de controle de qualidade, para daí então estar pronto para o uso em humanos.

ATIVIDADE
1 -  Para que são usados os soros?
2 -  Quais os soros mais conhecidos e qual é a sua função?
3 – como é feito os soros?
4 -  Ele tem a mesma função das vacinas? Justifique.
5 – Um mesmo soro funciona para todos os tipos de veneno de animais peçonhento? Justifique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário