LÍNGUA PORTUGUESA
EIXO
1 –
Compreensão e Valorização da Cultura Escrita
2.
LEITURA
4.
PRODUÇÃO ESCRITA
5.
ORALIDADE
CAPACIDADE
1.1 Conhecer e valorizar a escrita
em diferentes modos de produção e circulação e em diferentes usos e funções.
1.3 - Conhecer os usos e funções
sociais da escrita.
1.5 -
Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita em diferentes
ambientes, contextos sociais.
2.2
Identificar diferentes gêneros textuais, considerando sua função social, seu
circuito comunicativo e suas características lingüístico-discursivas.
(vocabulário, nível de linguagem, emprego de determinadas palavras, frases mais
elaboradas, presença dos conectores, entre outros).
Gêneros
sugeridos para a etapa: textos não -verbais, textos mistos (verbal e
não- verbal), cartilha educativa, instruções de usos, de operação e montagem de
aparelhos e objetos, de confecção, texto didático, enunciado de questões,
poemas, artigos de divulgação científica (de revistas voltadas para o público
infantil), mapas, tabelas, gráficos, cordéis.
4.3 Dispor no
papel e organizar o próprio texto de acordo com as convenções da escrita (letra
legível, boa apresentação, margens, espaçamento entre título e textos,
alinhamento de parágrafos, etc.)
5.5
Realizar, com pertinência, tarefas cujo desenvolvimento dependa da escuta
atenta e compreensão
CONTEÚDO
Vivência
e conhecimento:
dos
instrumentos e tecnologias utilizados para o registro escrito (lápis, cadernos,
computadores, etc.).
Identificação
das finalidades e funções da leitura de textos a partir do exame de seus
suportes.
Relação
entre suporte e possibilidade de significação, de temática, de gênero, de
finalidade do texto.
Cuidado
com os textos manuscritos: letra legível, conservação dos espaços na página,
paragrafação, diagramação conforme as características físicas do gênero, dando
prioridade à adequação e a estética da apresentação do texto
Leitura,
compreensão, análise e interpretação dos gêneros propostas para a etapa.
Exploração
de gêneros diversos (já trabalhados no ciclo/etapa anterior e os recomendados
para esta etapa.
Disposição,
diagramação, organização do texto no papel conforme convenções da escrita.
Emprego
de letra legível.
-Participação,
como ouvinte, de eventos como teatro, palestras, contação de histórias,
encenações, exposição de trabalhos, audição de música, júri simulado, jornal
falado e outros, com escuta atenta e compreensão.
-Apresentação de
considerações críticas mediante esquema orientador
METODOLOGIA
Leitura do texto
individual e coletiva, reconhecimento oral do gênero textual “relato pessoal”
incluindo seu suporte e finalidade, reescrita do texto com letra legível e
interpretação do texto.
CASINO DANNE - Hotels - Mapyro
ResponderExcluirCASINO DANNE, NV - 2021 All 태백 출장안마 You Need to 문경 출장샵 Know About CASINO DANNE in Nashua, NV. Make your reservation now 제주 출장마사지 to experience 김해 출장안마 the newest attractions 원주 출장샵 and