lucre mais

Quer almentar o seu ganho??

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Genero textual: relato pessoal - Aconteceu no táxi

LÍNGUA PORTUGUESA
EIXO
1 – Compreensão e Valorização da Cultura Escrita
2. LEITURA
4. PRODUÇÃO ESCRITA
5. ORALIDADE
CAPACIDADE
1.1 Conhecer e valorizar a escrita em diferentes modos de produção e circulação e em diferentes usos e funções.
1.3 - Conhecer os usos e funções sociais da escrita.
1.5 - Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita em diferentes ambientes, contextos sociais.
2.2 Identificar diferentes gêneros textuais, considerando sua função social, seu circuito comunicativo e suas características lingüístico-discursivas. (vocabulário, nível de linguagem, emprego de determinadas palavras, frases mais elaboradas, presença dos conectores, entre outros).
Gêneros sugeridos para a etapa: textos não -verbais, textos mistos (verbal e não- verbal), cartilha educativa, instruções de usos, de operação e montagem de aparelhos e objetos, de confecção, texto didático, enunciado de questões, poemas, artigos de divulgação científica (de revistas voltadas para o público infantil), mapas, tabelas, gráficos, cordéis.
4.3 Dispor no papel e organizar o próprio texto de acordo com as convenções da escrita (letra legível, boa apresentação, margens, espaçamento entre título e textos, alinhamento de parágrafos, etc.)
5.5 Realizar, com pertinência, tarefas cujo desenvolvimento dependa da escuta atenta e compreensão
CONTEÚDO
Vivência e conhecimento:
 dos instrumentos e tecnologias utilizados para o registro escrito (lápis, cadernos, computadores, etc.).

Identificação das finalidades e funções da leitura de textos a partir do exame de seus suportes.
 Relação entre suporte e possibilidade de significação, de temática, de gênero, de finalidade do texto.

Cuidado com os textos manuscritos: letra legível, conservação dos espaços na página, paragrafação, diagramação conforme as características físicas do gênero, dando prioridade à adequação e a estética da apresentação do texto

Leitura, compreensão, análise e interpretação dos gêneros propostas para a etapa.
 Exploração de gêneros diversos (já trabalhados no ciclo/etapa anterior e os recomendados para esta etapa.

 Disposição, diagramação, organização do texto no papel conforme convenções da escrita.
 Emprego de letra legível.
-Participação, como ouvinte, de eventos como teatro, palestras, contação de histórias, encenações, exposição de trabalhos, audição de música, júri simulado, jornal falado e outros, com escuta atenta e compreensão.
-Apresentação de considerações críticas mediante esquema orientador

METODOLOGIA


Leitura do texto individual e coletiva, reconhecimento oral do gênero textual “relato pessoal” incluindo seu suporte e finalidade, reescrita do texto com letra legível e interpretação do texto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário