lucre mais

Quer almentar o seu ganho??

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Genero textual: relato pessoal - Aconteceu no táxi

LÍNGUA PORTUGUESA
EIXO
1 – Compreensão e Valorização da Cultura Escrita
2. LEITURA
4. PRODUÇÃO ESCRITA
5. ORALIDADE
CAPACIDADE
1.1 Conhecer e valorizar a escrita em diferentes modos de produção e circulação e em diferentes usos e funções.
1.3 - Conhecer os usos e funções sociais da escrita.
1.5 - Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita em diferentes ambientes, contextos sociais.
2.2 Identificar diferentes gêneros textuais, considerando sua função social, seu circuito comunicativo e suas características lingüístico-discursivas. (vocabulário, nível de linguagem, emprego de determinadas palavras, frases mais elaboradas, presença dos conectores, entre outros).
Gêneros sugeridos para a etapa: textos não -verbais, textos mistos (verbal e não- verbal), cartilha educativa, instruções de usos, de operação e montagem de aparelhos e objetos, de confecção, texto didático, enunciado de questões, poemas, artigos de divulgação científica (de revistas voltadas para o público infantil), mapas, tabelas, gráficos, cordéis.
4.3 Dispor no papel e organizar o próprio texto de acordo com as convenções da escrita (letra legível, boa apresentação, margens, espaçamento entre título e textos, alinhamento de parágrafos, etc.)
5.5 Realizar, com pertinência, tarefas cujo desenvolvimento dependa da escuta atenta e compreensão
CONTEÚDO
Vivência e conhecimento:
 dos instrumentos e tecnologias utilizados para o registro escrito (lápis, cadernos, computadores, etc.).

Identificação das finalidades e funções da leitura de textos a partir do exame de seus suportes.
 Relação entre suporte e possibilidade de significação, de temática, de gênero, de finalidade do texto.

Cuidado com os textos manuscritos: letra legível, conservação dos espaços na página, paragrafação, diagramação conforme as características físicas do gênero, dando prioridade à adequação e a estética da apresentação do texto

Leitura, compreensão, análise e interpretação dos gêneros propostas para a etapa.
 Exploração de gêneros diversos (já trabalhados no ciclo/etapa anterior e os recomendados para esta etapa.

 Disposição, diagramação, organização do texto no papel conforme convenções da escrita.
 Emprego de letra legível.
-Participação, como ouvinte, de eventos como teatro, palestras, contação de histórias, encenações, exposição de trabalhos, audição de música, júri simulado, jornal falado e outros, com escuta atenta e compreensão.
-Apresentação de considerações críticas mediante esquema orientador

METODOLOGIA


Leitura do texto individual e coletiva, reconhecimento oral do gênero textual “relato pessoal” incluindo seu suporte e finalidade, reescrita do texto com letra legível e interpretação do texto.







Um comentário:

  1. CASINO DANNE - Hotels - Mapyro
    CASINO DANNE, NV - 2021 All 태백 출장안마 You Need to 문경 출장샵 Know About CASINO DANNE in Nashua, NV. Make your reservation now 제주 출장마사지 to experience 김해 출장안마 the newest attractions 원주 출장샵 and

    ResponderExcluir